Como escrever um livro?
- O Blog do Clube

- 11 de jan. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de mar. de 2022
O tema dessa terça-feira é um pouco diferente do habitual, resolvi fazê-lo inspirado na dúvida de um leitor querido. Hoje darei seis dicas sobre como escrever um livro, tema que me inspirou a possivelmente embarcar nessa aventura e talvez te inspire também.
Tenha uma ideia
Parece óbvio mas tudo parte de uma ideia. Tire tempo para analisá-la. Eu pratico o seguinte método para saber se a ideia é boa ou não: Desenvolva 3 pontos principais para chamar atenção do leitor. Por exemplo, um garoto descobriu que sabe voar (ponto 1). Um garoto descobriu que sabe voar mas não sabe o que fazer com isso (ponto 2). Um garoto descobriu que sabe voar, não sabe o que fazer com isso e decide sair em uma jornada, voando pela cidade, sem destino, a fim de descobrir o motivo de ter esse dom (ponto 3). Se sua ideia tiver 3 pontos interessantes, pode tirar um tempinho diariamente para se dedicar ao projeto e ver se essa ideia vale a pena.
Escolha o gênero literário
Descubra sobre quais temas tem mais afinidade e o que desperta sua atenção. Pense sobre quais tipos de bandas gosta, quais livros consome, quais tipos de filmes. Qual tema se repete? Pode ser que acabe descobrindo que gosta mais de aventuras, temas com magias ou temas mais "góticos e sombrios".
Desenvolva sabiamente seus personagens
Os personagens e um bom diálogo são importantíssimos. Seu enredo pode até ser "singelo", mas se há personagens bem desenvolvidos e um bom enredo, tenho certeza que tem muito potencial. Foque em cada personagem, individualmente, para poder desenvolvê-lo. Faça perguntas sobre essa pessoa, será um protagonista ou antagonista? Quais são suas motivações e qual sua história? Como é sua personalidade? O que ele quer e por qual motivo quer isso e não outra coisa? Quais são suas falhas e virtudes? O que ele ama e não pode perder? Como ele interage com os demais personagens? Realmente o imagine como uma pessoa real e se conecte com ele, pois como esse projeto levará certo tempo para ser concluído, você não conseguirá progredir se não estiver devidamente conectado com os "envolvidos da trama". O leitor conseguirá perceber isso.
Crie uma rotina literária
Trace um objetivo e siga fielmente. Seu desejo é escrever um livro? Se comprometa com você nessa jornada. Se for te ajudar, estipule prazos, metas. Veja um horário e local adequados para que, todos os dias, se dedique a escrever um pouco, nem que seja por 15 minutos. "O processo é lento mas desistir não acelera".
Leia e preste atenção ao seu redor
Um bom escritor sabe prender nossa atenção (geralmente) sem precisar de ilustrações, ele nos faz imaginar. Visualizamos mentalmente os locais, as feições dos personagens e até sentimos suas emoções pelas descrições feitas pelo autor. Faça essa atividade quando puder: tenha sempre em mãos um bloco de notas (pode ser físico ou do aparelho digital) e anote tudo o que te chamar atenção, sejam os pedestres na via, os pássaros, os veículos. Como eles se comportam? O que está acontecendo ao seu redor? O hábito da leitura também é ótimo pois te apresenta diversos tipos diferentes de narrações e pode te inspirar a criar seu estilo.
Tenha alguém para analisar criticamente sua obra
Ao final do trabalho, com tudo pronto e devidamente revisado (gramaticalmente e também a revisão da estória no geral), entre em contato com pessoas que podem te dar uma opinião genuína sobre a obra. Não é interessante pedir para amigos, mãe ou companheiros(as), pois eles certamente dariam uma opinião visando seu bem-estar e por isso podem não ser 100% sinceros com as críticas. Participe de grupos de leituras nas redes sociais ou entre em contato com editoras para que avaliem seu livro seriamente.
Depois de todas essas etapas e seu livro tendo sido aceito, você pode começar a pensar sobre a publicação. Pode entrar em contato com editoras para que o façam, publicar em sites (na modalidade eBook) ou fazer autopublicação, mas caso opte por essa última opção, saiba que terá que arcar com todos os custos, revisão, capa, diagramação, impressão e vendas. Por isso estude bem as opções e veja qual seria a melhor para você. Boa sorte e não se esqueça de me mandar uma edição.





Muito bom!