top of page

Gente Pobre

A resenha deste dia de hoje é sobre o livro Gente Pobre, de Fiódor Dostoiévski.

Nesse romance, a vida dos personagens Varvara Aleksêievna e Makar Diévuchkin, amigos apesar da grande diferença de idade, nos é mostrada por meio de correspondências trocadas entre eles, contando sua rotina, sua vida cotidiana recheada de pequenas alegrias e grandes pesares, pois, como diz o título, Varvara e Makar são muito pobres e tentam viver - sobreviver - na cidade russa de São Petersburgo.

Makar é redator e Varvara trabalha como costureira, ambos enfretam todos os dias as humilhações que a sociedade impõe aos pobres. São pobres demais até mesmo para serem respeitados, nosso valor é medido pelas vestimentas, como disse Makar: “é para eles que uso capote (capa longa)”. Nosso estado de espirito é como roupa, por vezes em frangalhos, e o desprezo por parte da sociedade é como morrer em vida, estamos mortos, invisíveis, não somos ninguém sem um par de botas novas.

Durante a leitura, me sentindo como esses personagens, lembrei que damos muito valor ao que os outros dizem e em 90% do tempo essas pessoas não têm tanta importância em nossas vidas, no final das contas. Por que se importar tanto? O que precisamos provar? Para quem? Do que isso vale? Mantemos o exterior intacto para que o interior não desmorone. Mas, e se desmoronar? Não devemos desmoronar de vez em quando? Ou isso devia ocorrer de vez em sempre?


Destrua, para construir

Desmorone

Reconstrua

Morra em vida

Viva



 
 
 

1 則留言


訪客
2023年7月19日

Eu gostei do livro Gente Pobre do Dostoievski, o escritor que eu mais gosto!

按讚
Post: Blog2_Post
  • Instagram

©2021. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page