top of page

Positividade, Pollyanna e autoconhecimento

Atualizado: 29 de mar. de 2022

Em meio às diversas situações que vivemos todos os dias, perrengues no trabalho, nos relacionamentos com amigos e nos relacionamentos amorosos, fico pensando sobre positividade na nossa vida. Como ver o lado bom das coisas? Ou, ainda, como saber quando a positividade não está sendo só um mecanismo de defesa?

Lendo Pollyanna e Pollyanna Moça, achei interessante como a personagem consegue ver um lado bom para cada desventura, e na verdade, devemos fazer isso, sim. Não podemos nos colocar no papel de vítimas, achando que as coisas acontecem para nos punir, às vezes elas só acontecem. Devemos amadurecer e tirar proveito das adversidades. Esse é o nosso papel como adultos, desfazer nossos traumas e recomeçar. Mas até que ponto estamos utilizando racionalmente essa positividade e não nos escondendo atrás dela para varrermos os problemas para baixo do tapete? Aí que entra o autoconhecimento.

Você sabe quem você é? Sabe o que te deixa mal e o que evita "cavoucar" sobre o seu passado? Quais são as feridas que precisam ser curadas? Essas perguntas provavelmente vão levar alguns minutos para serem respondidas. Você conhece sua história? Entende como ela afetou ou afeta no seu relacionamento com si mesmo e com os outros? Nos conhecermos é algo primordial para vivermos nossa vida, afinal, é bem difícil viver em um ambiente sobre o qual nada se sabe. Esses são os devaneios que compartilho hoje com você, amado(a) leitor(a), você se conhece?

Positividade-Pollyanna-autoconhecimento

 
 
 

1 comentário


Jota
Jota
08 de dez. de 2021

A "Teoria dos 21 dias" sugere que para adquirir novos hábitos, devemos fazer algo na prática por 21 dias ininterruptos. A ideia é que se faça algo repetidamente, até que se torne automático. Aplicando a teoria, devemos buscar diariamente ver o lado positivo das situações, por mais difíceis que elas pareçam inicialmente, e como diz os terapeutas, "buscar resolver às nossas questões". Afinal, cada um sabe a dor e a delícia de ser quem é. Não é fácil conviver consigo mesmo, buscar enxergar o lado bom das situações ruins ou deixar "o mundo da fantasia" e ter o pé no chão, no final, contribui para elevar o nosso "eu interior" e com isso levar uma vida mais tranquila em busca…

Curtir
Post: Blog2_Post
  • Instagram

©2021. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page